EDUCAÇÃO FÍSICA, CORPO E SAÚDE: UMA REFLEXÃO SOBRE OUTROS “MODOS DE OLHAR”
23Rev. Bras. Cienc. Esporte, v. 22, n. 2, p. 23-39, jan. 2001251.Rev. Bras. Cienc. Esporte, v. 22, n. 2, p. 23-39, jan. 20012 precisou ser“o conjunto das faculdades físicas e mentais,. A força de trabalho é, então, encontrada sob a27aerodance”, “street dance”, “free aero classic”, “lambaeróbica”, “power yoga”,body pump”, “lift training”, “street funk”, “swing afro-baiano”, “step”, “super fit”, “power step”, “spinning”,... a lista é interminável. Como aRev. Bras. Cienc. Esporte, v. 22, n. 2, p. 23-39, jan. 200129saúde é uma margem de tolerância às infidelidades do” (p.159). Como o meio social comporta acontecimentos e instituições precárias,redução da margem de tolerância às” (p.160). Contudo, “a doença não é uma variação da dimensão” (p.149).Rev. Bras. Cienc. Esporte, v. 22, n. 2, p. 23-39, jan. 200131Rev. Bras. Cienc. Esporte, v. 22, n. 2, p. 23-39, jan. 20013.33a priori pela organização deixam isto claro.Rev. Bras. Cienc. Esporte, v. 22, n. 2, p. 23-39, jan. 200135grosso modo de duas formas.4, e por isso necessita, cada vez mais, da aproximaçãoRev. Bras. Cienc. Esporte, v. 22, n. 2, p. 23-39, jan. 200137Rev. Bras. Cienc. Esporte, v. 22, n. 2, p. 23-39, jan. 2001, v. 49, p. 363-372, 1995.As classes sociais e o corpo. Rio de Janeiro: Graal, 1989.O normal e o patológico. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.Conversações. Rio de Janeiro: Editora 34, 1996.Vigiar e Punir : nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 1994.O mistério da saúde : o cuidado da saúde e a arte da medicina. Lisboa:The sociology of health promotion : critical analyses of consumption lifestyle andCondição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural.Ética, medicina e técnica. Lisboa: Passagens, 1994.A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1997.Dicionário de ciências sociais. Rio de Janeiro: Fundação39O Capital. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996.De máquinas e seres vivos : autopoiese – a organização doEmoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: EditoraEuropean Journal of Epidemiology, v. 13, p. 771-778, 1997.A saúde em estado de choque. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo, 1992.O problema epistemológico da complexidade. Lisboa: Europa-América, 1983.International Journal of Health Services, v. 28, n. 3, p. 389-406, 1998.New England Journal of Medicine, v. 314, p. 605-613, 1986.JAMA, v. 273, n. 5, p. 402-407, 1995.Relatório. Lisboa: Trinova, 1998.Cadernos de Saúde, v. 10, n. 3, p. 387-391, 1994.Uma história da saúde pública. São Paulo: Hucitec/Ed. da Unesp, 1994.Scandinavian Journal of Social Medicine, v. 26, n. 4, p. 272-280, 1998.Que corpo é esse?: novas perspectivas. Rio de Janeiro: Mauad, 1999, p. 132-145.Em pauta: corpo, globalização e novas tecnologias. Rio de Janeiro: Mauad,A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Pioneira, 1997.American Journal of Public, v. 82, n. 6, p. 816-820, 1992.
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EDUCAÇÃO FÍSICA, CORPO E SAÚDE:
UMA REFLEXÃO SOBRE OUTROS
“MODOS DE OLHAR”
ALEXANDRE PALMA
Docente da Universidade Gama Filho e Doutorando em Saúde Pública pela
Escola Nacional de Saúde Pública/Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz)
E-mail: alexandrepalma@domain.com.br
RESUMO
O objetivo deste ensaio é discutir o papel da educação física voltada para saúde, a partir
de reflexões sobre o cenário social em que se encontra o mundo contemporâneo, suas
repercussões sobre o corpo e práticas de intervenção; os conceitos de saúde; e, o
modelo de investigação científica hegemônico. O estudo, então, vai desvelando algumas
“verdades” características de quem opera com o discurso de base quantitativa,
quais sejam: a) a redução do fenômeno a uma determinação biológica; b) a desconsideração
da história coletiva; e, c) a culpabilização do indivíduo frente aos problemas de
saúde e aptidão física. Por fim, propõe-se que a relação educação física-saúde seja abordada
através de novos “olhares”, atentos às incertezas e complexidades do processo.
PALAVRAS-CHAVE: saúde pública; aptidão física e saúde; filosofia da ciência; complexidade.
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INTRODUÇÃO
Ao se pretender discorrer sobre um objeto socialmente construído, não se
pode deixar de lado o contexto político-econômico pelo qual este mesmo objeto
está inserido. Tratar da saúde é, em última instância, compreender as tramas sociais
que se desenrolam nos projetos e políticas públicas. Parece ingênuo aceitar o
determinante biológico, como razão única, para conferir as análises sobre o processo
saúde-doença. O adoecer humano não deve ser investigado ou tratado
somente sob a forma de uma relação biológica de causa e efeito, tão simples, que
desconsidere outros aspectos relevantes, tais como os contextos socioeconômicos
e históricos.
E isto por quê? Porque, primeiro, as condições sociais têm uma grande
influência sobre este adoecer. Segundo, porque a compreensão mais atual, dentro
do campo da Saúde Pública, do que seja saúde, já vem incorporando estas influências
socioeconômicas. E por fim, porque a própria concepção de “verdade científica”
atravessa uma crise que, em última análise, passa a reivindicar diversas interpretações
para tentar solucionar os problemas que se apresentam.
O objetivo deste ensaio é, então, discutir o papel da educação física voltada
para saúde. Para tanto, será debatido, num primeiro momento, o cenário social
em que se encontra o mundo contemporâneo, bem como suas repercussões
sobre o corpo e práticas de intervenção que se realizam com ele. Posteriormente,
examinar-se-á os conceitos de saúde e os estudos que identificam as relações
entre saúde e condições socioeconômicas. Por último, será questionado o modelo
de investigação científica hegemônico e a possibilidade de entrar em contato
com novos modelos.
CORPO DO MERCADO E MERCADO DO CORPO
O projeto da “modernidade” vem acompanhado do pensamento iluminista
e da revolução industrial. Neste projeto, é possível identificar, no século XX, a
materialização de um modo de regulamentação capitalista, cujo regime de acumulação
assume a forma de normas, leis, hábitos etc., que garantem a unidade do
processo. De modo resumido, pode-se destacar alguns pontos básicos deste processo,
cuja configuração consiste em estabelecer uma complexa interação entre os
comportamentos individualizados e o esquema de reprodução, de tal forma que
mantenha o regime de acumulação funcionando ao menos por um dado período
de tempo (Harvey, 1996).
Num primeiro momento, ao final do século XIX e início do século XX,
Taylor, através de seus “Princípios da Administração Científica”, sugeriu uma nova
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organização industrial, onde a produtividade era intensamente aumentada através
da decomposição do processo de trabalho, a partir de rigorosos padrões de tempo
e do estudos dos movimentos das tarefas.
Avançando mais um pouco, o capitalismo fez emergir, na década de 1910,
o “fordismo”, de Henry Ford, que se concretizou pela produção e consumo de
massa. Em sua fábrica de automóveis, Ford introduziu a linha de montagem, pela
qual significou um grande avanço, do ponto de vista da produtividade, no controle
e gerência do trabalho, bem como do acúmulo de capital. É interessante ressaltar
que, considerando que o “fordismo” não produziu maiores inovações nas ferramentas
e máquinas empregadas, a realidade do aumento da produtividade ocorreu
pela violenta intensificação do ritmo de trabalho. Ao mesmo tempo, a produção
em massa significou uma padronização dos produtos e do consumo.
A orientação deste novo processo de trabalho ultrapassou os muros da
fábrica e criou novas necessidades, novos desejos. O inevitável aumento dos salários
não foi sem neutralidade, significou modificar os padrões de consumo dos
trabalhadores e atrelá-los aos outros setores produtivos. Sem dúvida, é o capitalismo
exigindo que os capitalistas tornem-se atores do processo. Assim, o capitalista
produz o produto e o consumo, através da produção do desejo
Os contrastes entre as práticas político-econômicas do período de expansão
do pós-guerra e dos dias atuais sinalizam para uma passagem do “fordismo”
para um regime que pode ser denominado de “acumulação flexível”. De fato, o
antigo regime “fordista” sofreu um abalo com a crise do petróleo, com a incapacidade
de lidar com o excedente não utilizável, além das condições de intensificação
da competição do mercado. Este momento histórico, revelou uma série de transformações
nos valores sociais e favoreceu algumas características, tais como: a
maior vulnerabilidade dos grupos desprivilegiados; o aumento da subcontratação,
do trabalho temporário e do desemprego; atendimento rápido à necessidade do
mercado; maior atenção às modas fugazes, com a criação de artifícios de indução
de desejos e novos produtos; descompromisso com o bem-estar social, grande
competitividade entre os indivíduos, internacionalização da economia, entre outros
(Harvey, 1996).
1. A “necessidade” está sempre associada a um objeto específico visando à satisfação, enquanto o “desejo”
se relaciona com “fantasmas” e não com objetos reais. Assim, o indivíduo acredita que aquele
desejo (aquele impulso) restabelecerá uma satisfação real, tal qual a necessidade (de alimentar-se,
respirar, fazer amor etc.), porém, aquilo que se imputa como objeto desejante não trará a satisfação
quando alcançado, pois ele é apenas idealizado como tal. O objeto, então, perderá relevância e o
impulso desejante continuará, agora, refletido sobre outro objeto. Deste modo, o capitalismo marca
seu modo de operar. Ao criar novos produtos, novas marcas, cria junto novos desejos, que por fim
são intermináveis.
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Diante disto, a tarefa imediata é esboçar uma compreensão de como o “corpo”
foi ou é utilizado dentro deste cenário, ou seja, qual é o arranjo que se pode
perceber de um “mercado do corpo”. O corpo não se manifesta apenas como veículo
da aparência, mas, antes, como lugar de sedução, fascínio, criação de pactos estéticos
que engendram o amor, o prazer, etc. Daí que a imagem corporal resulta tanto
da experiência motora, quanto, e talvez sobretudo, da sensibilidade sexual motivada
pelos desejos, prazeres e sonhos. Deste modo, não se pode imputar, totalmente, ao
mercado as disciplinas e obediências cegas dos corpos. Além disto, a cultura de consumo,
mesmo que discutível, poderia ser compreendida como uma possibilidade de
oferecer um maior número de opções. Por outro lado, na complexa rede de sentidos
que mobilizam o corpo a alguns determinados hábitos, não se pode descartar a
força da sociedade de consumo que difunde fantasias mirabolantes. Portanto, não
convém uma visão maniqueísta para lidar com o assunto.
A intervenção da educação física, como não poderia deixar de ser, ajusta-se
aos cenários socioeconômicos. Neste sentido, Max Weber (1997) ao escrever
sobre “a ética protestante e o espírito do capitalismo”, desvendou um processo de
“racionalização”, em meados do século XIX, que tem em seu bojo uma rija frugalidade
ao invés da anterior atitude de lazer. O autor aponta que a concepção
puritana de vocação influiu no estilo de vida capitalista e o comportamento ascético
orientava todo o seu vigor contra a atitude de desfrutar espontaneamente a vida e
tudo o que ela tem para oferecer. Por esta razão, segundo Weber (1997), os
puritanos sustentavam que o esporte tinha que ser útil a uma finalidade racional, à
eficiência do corpo, mas não como meio de expressão espontânea ou diversão.
Mas foi, sem dúvida, Michel Foucault (1994) que tornou bem conhecido
como o corpo foi objeto de investimentos de modo tão imperioso e urgente, já a
partir do século XVIII. Ao comentar sobre a disciplina corporal e a “anatomia política”,
o autor comenta:
a disciplina fabrica assim corpos submissos e exercitados, corpos “dóceis”. A disciplina aumenta
as forças do corpo (em termos econômicos de utilidade) e diminui essas mesmas
forças (em termos políticos de obediência). Em uma palavra: ela dissocia o poder do corpo;
faz dele por uma lado uma “aptidão”, uma “capacidade” que ela procura aumentar (p.127).
Ora, como mercadoria, como “objeto”, a força de trabalho
aperfeiçoada, disciplinada, tornada apta à produção, ao aumento da produtividade.
2. Para Marx (1996, p.187), força de trabalho significa
existentes no corpo e na personalidade viva de um ser humano, as quais ele põe em ação toda vez
que produz valores de uso de qualquer espécie”
forma de mercadoria quando é oferecida ou vendida como tal por seu próprio possuidor.
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Por esta razão, foi e ainda é interessante o desenvolvimento da aptidão física nas
empresas, embora as ginásticas no trabalho, ditas “preparatórias”, “compensatórias”,
de “pausa” etc., sempre estivessem acompanhadas do discurso da saúde. De
fato, existe uma aceitação de que elas podem combater as lesões por esforços
repetitivos, prevenir contra as doenças cardiovasculares, dificultar a instalação de
um estado de fadiga ou estresse, entre outros.
Contudo, longe dos “muros das fábricas” nem sempre a educação física
conseguia chegar. Neste sentido, é interessante ressaltar, o comentário da socióloga
Daizy Stepansky (1999, p. 140):
A estratificação faz transbordar para os espaços de reprodução (a vida social propriamente
dita) as diferentes posições do processo produtivo, o que se traduz em grandes diferenças
nas condições de vida e nos acessos aos benefícios. Em aparente contradição com os princípios
de igualdade das modernas democracias ocidentais, os segmentos que mais desgastam
o corpo no processo de trabalho são os que têm menores condições efetivas de compensação.
Outro aspecto é que, se na era industrial o corpo era disciplinado como
instrumento de produção, na sociedade pós-industrial percebe-se que o corpo do
cidadão, consumidor, é atravessado por uma incessante produção de serviços e
desejos. O corpo é hoje, ao mesmo tempo, “consumidor” e “objeto de consumo”.
As estratégias de “venda”, como não poderiam deixar de ser, perpassam pela
criação de novos produtos, de novas “necessidades” (Glassner, 1995). É deste
modo, então, que dois pontos chamam a atenção: primeiro, o surgimento de
técnicas de treinamento físico variadas para alcançar o mesmo objetivo, sem contudo,
haver diferenças significativas nos resultados; e, segundo, que embora os
discursos empregados utilizem a “saúde” como aspecto legitimador, a utilização
destas técnicas têm uma preocupação maior com a estética corporal.
A ginástica aeróbia, a ginástica localizada, a musculação e o treino aeróbio na
bicicleta ergométrica ou na esteira rolante contam, agora, com a companhia da
“
“aeroboxe”, “
circuit
sociedade contemporânea tem sido marcada por esta grande produção de serviços
e produtos, cabe questionar se estas estratégias se desenvolvem para melhor
qualidade da educação física ou são, apenas, estratégias de mercado?
O mercado do corpo é realmente grande e, parece, em plena expansão.
Além da atividade física pode-se, ainda, observar a grande quantidade de cirurgias
plásticas realizadas. Nos Estados Unidos, no mercado da perda de peso gasta-se
em torno de US$ 10 bilhões anualmente e as cirurgias plásticas duplicaram entre
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1981 e 1987 e movimentam atualmente US$ 5 bilhões ao ano (Glassner, 1995).
Há, ainda, outros tipos de tratamentos, como da “enzima telomerase” para ajudar
a rejuvenescer e/ou retardar o envelhecimento ou da “manipulação genética”, que
poderia conferir ao ser humano a capacidade de determinar as características básicas
do “ser” quando ainda está por gerar-se, tais como: a cor da pele, dos olhos, do
cabelo; os traços; a inteligência etc. Recentemente a imprensa noticiou que estudos
neste sentido poderiam levar os seres humanos a idades de 120, 150 anos.
A imortalidade e a perfeição têm sido grandes desafios para a humanidade.
Nízia Villaça (1999), aponta para os reais interesses de ser “imortal” ou “perfeito”.
Ser imortal parece só fazer sentido num mundo onde todos são mortais, é fugir da
norma, não repetir o comum a todos os seres. Por outro lado, se todos fossem
imortais, a imortalidade ficaria monótona, se lamentaria a aventura da vida, e o
desconhecimento da morte talvez provocasse o desejo de conhecê-la.
O filósofo alemão Hans Jonas (1994), ao discorrer sobre a ética, a medicina
e a técnica, anuncia que esta nova ordem (biogenética) de atividade humana exige
uma ética correspondente. Segundo o autor, se certos avanços científicos proporcionam
esperança de prolongar, ou mesmo, aumentar indefinidamente a expectativa
de vida, a morte surgiria, não como fatalidade própria da natureza, mas como disfunção
orgânica evitável, ou ao menos tratável ou adiável. Contudo, a questão para Jonas
(1994) é: “até que ponto é isto desejável? Para o indivíduo e para a espécie?”.
Ao prosseguir o autor ainda reflete sobre quem poderia candidatar-se às
benesses desta nova possibilidade. Pessoas com qualidades e méritos especiais?
Aqueles que poderiam pagar? Toda humanidade? Decerto, este último configurase
como a única ação realmente justa, mas, em contrapartida, traria consigo um
desagradável preço. Ter-se-ia, por exemplo, alimentos para todos, ou mesmo,
emprego? A idade avançada poderia acarretar, então, uma proporcional redução
do afluxo de novas vidas, pois a abolição da morte acabaria por levar a uma necessária
abolição da procriação. A espécie humana teria reservado para si um mundo
sem juventude.
ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE PÚBLICA
Muito tem sido dito a respeito dos benefícios que a atividade física poderia
provocar sobre a saúde. Um sem número de estudos mostram que é possível
reduzir a incidência de doenças ou aumentar a expectativa de vida, em populações
que praticam regularmente exercícios físicos (Paffenbarger et al., 1986 e Pate et al.,
1995). Mas sob que prisma se dá a compreensão de saúde? O que é saúde para
estes autores? Ao analisar o conteúdo destes textos é possível perceber que o
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entendimento de saúde entre eles não difere muito. Isto não é surpreendente,
uma vez que o que rege a “visão de mundo” destes pesquisadores é um “paradigma”,
que, em última instância, é aquilo que os membros de uma comunidade
científica partilham (Kuhn, 1997).
Um primeiro conceito de saúde, pode ser descrito como a ausência de
doença. Embora rechaçado, este entendimento parece permanecer no imaginário
não só das pessoas comuns (senso comum), mas também, dos profissionais, como
se verá adiante. Um segundo conceito, da Organização Mundial da Saúde (OMS),
é: “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência
de doença ou enfermidade” (Lewis, 1986, p.1100). Esta definição, apesar de
parecer uma evolução, ainda não ajuda muito, já que se esbarra com uma dificuldade
de se definir o que é “completo bem-estar”.
É deste modo, então, que os autores citados anteriormente mostram-se
ligados a uma visão ainda estreita de saúde. O que se percebe, então, é que ao se
tratar de saúde os autores o fazem considerando dois pontos essenciais: a) a ausência
de doenças e, b) o viés biológico na determinação destas doenças. Esta
compreensão leva a alguns desdobramentos. Primeiro, que o indivíduo que está
doente não pode ser sadio. Segundo, que a doença pode ser evitada de modo
determinista-biológico (basta acabar com a causa). Um terceiro refere-se ao fato
de que a doença pode ser evitada, principalmente, pelo próprio indivíduo (processo
de “culpabilização”). Um quarto, mas não menos importante, é a falta de atenção
ao contexto socioeconômico.
Um certo rompimento com estes enfoques pode ser observado considerando
a saúde, de imediato, como um direito à cidadania. Minayo (1992, p.10)
apresenta um conceito dentro desta perspectiva: “Saúde é o resultante das condições
de alimentação, habitação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego,
lazer, liberdade, acesso e posse da terra e acesso aos serviços de saúde. É,
assim, antes de tudo, o resultado das formas de organização social da produção, as
quais podem gerar grandes desigualdades nos níveis de vida”.
Dentro de um ponto de vista semelhante, seguindo os ensinamentos de
Canguilhem (1995), a “
meio
esta infidelidade é exatamente sua história, seu devir. Assim, a saúde poderia
se caracterizar por ser a possibilidade de agir e reagir, de adoecer e se recuperar.
A doença, ao contrário, consistiria na “
infidelidades do meio
de saúde; ela é uma nova dimensão de vida. [...] A doença é ao mesmo tempo
privação e reformulação
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Contudo, conceituar “saúde” não é tarefa fácil. Os conceitos aparecem frouxos,
não tão bem delimitados. Hans-Georg Gadamer (1997), por exemplo, longe
de tentar defini-la, tenta compreendê-la. E a compreende como um mistério. Este
filósofo comenta que a doença está relacionada à história do indivíduo e deste com
a sociedade, ela é uma perturbação experimentada pelo indivíduo, uma exceção
que o afasta das suas relações vitais em que ele estava habitualmente vivendo. Esta
experiência, da doença, relaciona-se ao estado anterior da saúde, que estando
“esquecida” ou não chamando a atenção impõe o estabelecimento de valores
padronizados. Ora, a doença, então, não pode existir sem a saúde. Porém, o mais
interessante é que o autor lembra que a saúde não é algo realizado pelo médico,
mas, antes, a condição natural do ser.
Embora, a conceituação de Saúde Pública esteja longe de entrar em consenso
na literatura, observa-se alguns pontos de interseção: a) a agregação do
nível populacional; b) a importância da interdisciplinaridade nas tomadas de decisões
e nos estudos sobre a saúde; e, c) o “modo de olhar”, que reside no fato de
que este se expressa enquanto atividade social e governamental relevante, ou seja,
onde há em curso, ou deveria haver, uma política pública de intervenção.
Sem dúvida, apreciar o campo da Saúde Pública deveria requerer um pensamento
além do biológico. Os problemas de saúde existentes, atualmente, em
todo mundo estão relacionados às desigualdades sociais, aos problemas fundamentais
da distribuição da riqueza. Um trabalho clássico que aponta neste sentido
é o de Luc Boltanski (1989). A pobreza, a saúde e a educação, assim, se interrelacionam
numa rede de interações, onde os baixos salários, a má educação, a
dieta pobre, a habitação e as condições de higiene insalubres e o vestuário inadequado
se influenciam mutuamente (Navarro, 1998; Rosen, 1994 e Prata, 1994). A
observação dos dados do Relatório do Desenvolvimento Humano pode indicar
como as desigualdades socioeconômicas se unem às condições de saúde e educação.
A tabela 1 apresenta alguns destes dados.
Vários estudos epidemiológicos têm apontado para os resultados desiguais
da saúde. Dentro desta perspectiva pode-se encontrar, também, o trabalho de
Rosengren, Orth-Gomer e Wilhelmsen (1998) que mostra, a partir dos dados de
saúde dos trabalhadores suecos, que a mortalidade se dá três vezes maior nos
trabalhadores não-qualificados do que nos gerentes e altos funcionários. Verificaram,
também, que as baixas classes ocupacionais associaram-se com a alta prevalência
do fumo, baixa integração social, baixo suporte emocional, bem como, uma
baixa capacidade de percepção da própria saúde. Todavia, não foi encontrada associação
das classes mais baixas com a pressão arterial, razão cintura-quadril,
triglicerídeos e colesterol.
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TABELA 1 – A IMPORTÂNCIA DOS FATORES ECONÔMICOS
E SOCIAIS NA SAÚDE E EDUCAÇÃO DA POPULAÇÃO
Fonte de dados: Relatório do Desenvolvimento Humano 1998 (PNUD, 1998)
* incluindo o Brasil
Em outro estudo, Winkleby, Jatulis, Frank e Fortmann (1992), ao utilizarem
o “nível educacional”, o “salário” e a “ocupação profissional” como determinantes
do estado socioeconômico para examinar sua associação com alguns fatores de
risco cardíaco (fumo, pressão arterial, colesterol total e HDL-colesterol), encontraram
que, em geral, os indivíduos de baixo “nível educacional” tendem a exibir
elevada prevalência aos fatores de risco, sendo mais evidentes quando se observa
as associações com o uso do cigarro, em ambos os sexos e com o colesterol total
e HDL-colesterol, nas mulheres. No caso das “ocupações”, homens e mulheres
em cargos importantes de gerência e administração exibiram menores níveis de
uso de cigarros, enquanto executivos do sexo masculino apresentam menores
valores de pressão arterial.
Processo semelhante se dá com a prática de atividade física. Assim, Bennett
(1995) encontrou uma forte associação entre o baixo nível educacional e o
sedentarismo. Mensink, Loose e Oomen (1997) também observaram a associação
do baixo estado socioeconômico e do tipo de ocupação profissional com o
sedentarismo. Boltanski (1989) também fez um extenso estudo sobre o uso do
corpo e a prática desportiva e percebeu que esta diminui nas classes menos
favorecidas.
Como se pode falar de Saúde Pública na educação física, então, se: a) não
há uma política pública instituída, b) somente alguns poucos podem ser beneficiados,
c) a intervenção localiza-se na realização de uma única ação (praticar atividade
física), esquecendo-se de diversos outros fatores (sociais, econômicos, culturais,
educacionais etc.)?
Por fim, cabe ainda considerar qual a relação da educação física voltada à
saúde com a “autonomia” do sujeito. É comum, encontrar, como diretriz desta
Países
industrializados
Países em
desenvolvimento*
Brasil
Número de países 50 125 –
População estimada (milhões) 1.233,1 4.394,0 159,0
PIB per capita (dólares): 20% + pobres / 20% + ricos 4.811/32.273 768 / 6.195 578/18.563
Taxa de analfabetismo em adultos (%) 1,4 29,6 16,7
Expectativa de vida ao nascer (em anos) 74,2 62,2 66,6
Taxa de mortalidade infantil (por 1.000 natos-vivos) 13 65 44
Oferta diária de calorias per capita 3.157 2.572 2.824
Médicos (por 100.000 habitantes) 287 76 134
Despesa pública na saúde (em % do PIB) 9,4 2,0 2,8
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vertente da educação física, um discurso que considera que a atividade física regular
poderia contribuir para o projeto de autonomia do indivíduo, pois ele estaria
mais apto para realizar suas tarefas do dia-a-dia. É interessante perceber como
escapa aos professores e pesquisadores o que significa “autonomia”. Esta “autonomia”,
por vezes, ocorre ao custo de uma dependência ao saber profissional, da
motivação provocada pelo professor e da perda da liberdade de escolha. Talvez, a
partir daí, se possa encontrar algumas pistas para a falta de adesão e permanência
à prática de exercícios na maioria das pessoas.
Quando Gadamer (1997) comenta sobre a arte da medicina, diz que esta
atinge a perfeição quando “se dobra sobre si mesma e deixa o outro em liberdade”
e que a dificuldade em submeter-se à autoridade do médico pode evidenciar um
certo grau de inteligência. Ora, o que o autor aponta, aqui, é a necessidade de se
evitar que o paciente dependa do médico. A aceitação da autoridade, para o autônomo,
deveria ser sempre condicional, na medida em que coopera enquanto
conserva seu direito particular de julgamento. Não se deve negar ou mascarar as
emoções, mas reconhecer e fazer respeitar seus próprios sentimentos, potencialidades
e limitações. Parece, contudo, que os valores (no caso da educação física,
normalmente biológicos) têm sido mais importantes do que os direitos dos indivíduos.
Exercitar-se para autonomia deveria passar pelo entendimento de liberá-lo
da autoridade do professor. Seria orientar o aluno para que dispusesse de conhecimento
e possibilidades para realizar seu exercício preferido dentro de parâmetros
fisiológicos adequados
Tornar-se apto ou “autônomo”, é tornar-se apto ou com autonomia para
quê? Ou para quem? Para que o trabalhador possa realizar mais trabalho sem
queda de produtividade, sem doenças, sem absenteísmo ou para o idoso não se
tornar um fardo. Para Maturana e Varela (1997), o conceito de “aptidão” teve um
impacto cultural a partir do desenvolvimento da idéia darwiniana de evolução.
Numa sociedade competitiva, marcada pela discriminação social, subordinação
político-econômica e exploração do homem, a pseudo-explicação científica pôde
transcender ao sociológico para justificar o destino dos indivíduos e enraizar-se no
imaginário social. De fato, a noção do “apto” perpassa pela exclusão do “nãoapto”.
3. Não à toa, o comportamento de preparação física é denominado “condicionamento físico”. A
expressão incorpora o mesmo sentido empregado na psicologia experimental, tornada notória
após experimentos com animais, e parece se configurar como uma possibilidade de cerceamento
à criatividade e autonomia.
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Não se trata, pois, de se curvar à autoridade idealizada daqueles que se
vangloriam da “última palavra” científica, mas tampouco conceber-se completo,
onipotente, auto-suficiente ou independente. A relação médico-paciente, neste
caso, apresenta-se interessante. O paciente, decerto, tem um conhecimento sobre
sua doença, mas busca auxílio a um outro saber, um especialista-médico que,
como um consultor, trabalha pela cura do sujeito. A relação pára após a cura,
embora, não necessariamente termine aí, uma vez que o paciente voltará para
outras consultas. A educação física não se espelha neste movimento. Talvez, porque
realmente não esteja preocupada com a autonomia do sujeito ou criação de
hábitos.
TUDO É DITO POR UM OBSERVADOR
Thomas Kuhn (1997) levantou a noção de “paradigma” para apontar tudo
aquilo que os membros de uma “comunidade científica” partilham. Para este autor,
os praticantes de uma especialidade científica foram submetidos a uma iniciação
profissional e educação similares e, por isso, constituem uma “comunidade científica”.
Enquanto a disciplina encontrar-se em total desacordo e em grande debate
sobre a interpretação dos problemas, diz-se que está num momento correspondente
à “pré-ciência”; em contrapartida, quando ocorre o reconhecimento de
uma única via para o genuíno conhecimento compreende-se a “ciência normal” e
é aí que a “comunidade científica”, em função do paradigma partilhado, resolve os
problemas científicos.
A compreensão de certos conceitos ou a intervenção em determinadas
direções, de um modo mais geral, não difere muito entre os profissionais. Isto não
é surpreendente, uma vez que o que rege a “visão de mundo” destes profissionais
é um “paradigma”, que, em último caso, é aquilo que os membros de uma comunidade
científica partilham (Kuhn, 1997).
Por esta razão, o envio de trabalhos para exames em revistas ou congressos
científicos está suscetível à rejeição, pelo simples fato de não pertencerem ao paradigma
hegemônico. Ao analisar os anais de um importante congresso sobre atividade
física e saúde realizado no Brasil, em 1998, percebe-se como a saúde está
amplamente marcada pelo viés biológico (Tabela 2).
Talvez, se possa argumentar e justificar muito bem esta característica e concordar
que a saúde tenha grande associação com o “biológico”. O que não se
aceita é o total (ou quase) desprezo pelos outros saberes. As conferências, cursos
e mesas preparados
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TABELA 2 – QUANTIDADE DOS VÁRIOS TIPOS DE COMUNICAÇÕES
APRESENTADAS EM CONGRESSO REALIZADO NO BRASIL EM 1998,
SOB A TEMÁTICA DA ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE
Fonte: Anais do XXI Simpósio Internacional de Ciências do Esporte
O médico e biólogo Humberto Maturana (1998) alerta que o fenômeno de
competição é do âmbito cultural humano e implica a negação do outro. Ora, mas
todo argumento, sem erro lógico, é estritamente racional para aqueles que aceitam
os pressupostos fundamentais em que este se baseia. Todavia, em toda competição,
a vitória se constitui no fracasso do outro. Por outro lado, fato é, que viés nenhum
está intrinsecamente equivocado por operar num domínio de realidade distinto daquele
que é hegemônico. O autor, então, aponta para duas atitudes frente à capacidade
de observar e conhecer: a) a “objetividade-sem-parênteses”, cujo caminho
explicativo direciona o observador a não se perguntar pela origem de suas habilidades
cognitivas e aceitá-las como suas propriedades constitutivas. O que é válido, é
porque é objetivo, pode ser medido, é a “realidade”. Para este caminho explicativo,
o que não está com o indivíduo, está contra ele e, fatalmente, contra a “realidade”,
os dados, as medições; e, b) a “objetividade-entre-parênteses”, a qual compreende
que não se pode pretender realizar uma referência a uma realidade independente
de si próprio. Deste modo, o observador se faz ciente disto na intenção de entender
que esta referência à realidade depende do observador para validar seu explicar.
Em outras palavras, tudo é dito por um observador.
“No caminho explicativo da ‘objetividade-entre-parênteses’ não há verdade
absoluta nem verdade relativa, mas muitas verdades diferentes em muitos domínios
distintos” (Maturana, 1998, p. 48). Para o autor, então, há muitos domínios
explicativos, igualmente legítimos, onde cada um deles constitui-se como explicação
da experiência e, portanto, há de ser considerado um domínio da realidade.
Se um pesquisador diz que quer explicar um fenômeno, o que ele quer explicar é
a experiência de observar este fenômeno. A negação do outro neste “caminho” é
uma negação responsável. Ela se dá dentro de “divergências lógicas”, que surgem
quando um dos atores comete um erro na aplicação das coerências operacionais
que definem seu domínio racional, mas não dentro de “divergências ideológicas”,
as quais aparecem quando os domínios racionais são distintos e não há comunicação,
não há diálogo entre os atores (Maturana, 1998).
Tipo de comunicação Viés biológico Viés socioeconômico Viés psicológico Outros
Conferências 100 % (n=6) 0 % 0 % 0 %
Cursos 95 % (n=19) 0 % 5 % (n=1) 0 %
Mesas redondas 83,3 % (n=10) 16,7 % (n=2) 0 % 0 %
Temas livres 91,26 % (n=188) 2,91 % (n=6) 1,94 % (n=4) 3,88 % (n=8)
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Uma das tarefas fundamentais da ciência atual é, então, reformular seus
“olhares” frente a estes novos problemas, reconhecendo a incerteza e a complexidade
que deverão guiar o conhecimento científico. O filósofo francês Edgar Morin
(1983), ao tratar do problema epistemológico da complexidade, comenta o quão
incerto e frágil é a “aventura” de tentar compreender os fenômenos nos moldes
clássicos. E avança tentando mostrar que o problema não está, necessariamente,
em que cada um perca sua própria competência especializada, mas, antes, em que
não desenvolva, suficientemente, a articulação com outras competências que, ligadas
em cadeia, engendram o “anel epistêmico” do novo conhecimento. A complexidade
é para Morin, neste sentido, interpretada
Primeiro, como um tecido de constituintes heterogêneos associados e, segundo,
como o tecido de acontecimentos, ações, interações, determinações e acasos que
constituem o mundo fenomenal em relação com os traços inquietantes da confusão,
da contradição, da desordem, da ambigüidade, da incerteza etc.
O que se está anunciando é que a ciência determinista já não pode ter tanta
certeza de suas descobertas
de outras ciências e/ou formas de conhecimento (filosofia, psicanálise, conhecimento
popular etc.). A “complexidade”, muito resumidamente, não se trata de um
método novo, mas sim do reconhecimento das dificuldades e incertezas que estão
por trás de qualquer método de investigação científica (Morin, 1983).
É dentro deste contexto, então, que se deve repensar o processo saúdedoença
e o papel da intervenção pela educação física. Não se pode mais acreditar
num modelo determinista biológico, nem tampouco, como lembra Navarro (1998),
com outro modelo determinista, do tipo “se as condições socioeconômicas são
baixas, a prevalência de doenças será alta”. Além de alguns achados vistos anteriormente
apontarem em outra direção, é preciso perceber que a realidade não é
linear, mas antes dialética. Isto representa que o foco de atenção deve ser desviado
do indivíduo para o coletivo. Não são os fatores de risco individuais que são as
potentes causas de doenças, mas o impacto de inúmeras variáveis, tais como salários,
educação, moradia, ocupação etc., que, combinadas entre si, com os fatores
de risco biológicos e com as condições que geram estes mesmos fatores de risco,
podem engendrar o processo de adoecimento (Navarro, 1998).
Considerar, então, um foco individual pode ser insuficiente, já que a sociedade
é mais que um agregado de indivíduos. É preciso reconhecer que a com-
4. Aqui cabe recorrer, por exemplo, ao princípio da indeterminação postulado por Heisenberg, que se
refere, basicamente, aos problemas de determinação da velocidade da luz.
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preensão da sociedade representa um grande instrumento para entender o processo
saúde – doença, pois ao analisar como se dão as relações de exploração,
dominação e reprodução, talvez seja possível compreender melhor a saúde dos
indivíduos. Por fim, ao considerar que a prática da atividade física gera saúde a seus
participantes, desconsidera-se que não se sabe ao certo se isto realmente ocorre
ou se é a prática de atividade física que é procurada por indivíduos já saudáveis.
Neste sentido, esbarra-se, novamente, com um problema complexo.
À GUISA DE CONCLUSÃO
Este ensaio teve como propósito discutir alguns pontos relevantes do papel
da educação física relacionada à saúde. Levantá-los não é tarefa fácil, até porque
parecem ser muitos. Por isso, longe de encerrar qualquer questão e consciente do
possível “esquecimento”, destacam-se alguns pontos que merecem maiores cuidados
e reflexões.
Num primeiro momento, procurou-se discutir como nossas ações estão
dependentes de do contexto histórico-social. A modulação dos corpos, a exaltação
à estética, a ética do rendimento, entre outros são criações de necessidades que
se coadunam com o movimento social vigente. Foucault (1994) reconheceu nas
sociedades disciplinares o exercício do poder disciplinar sobre os corpos e sua
técnica de confinamento (hospitais, prisões, escola, fábricas etc.). Este próprio autor,
no entanto, comentou que esta sociedade estava sendo deixada para trás,
emergindo, por outro lado, as sociedades de controle, onde não funcionam mais
o confinamento, a disciplina, mas o controle contínuo e a comunicação instantânea.
O que está sendo implantado são novos tipos de sanções, de educação, de
tratamento. O filósofo Gilles Deleuze (1996) lembra que nas sociedades de disciplina
não se parava de recomeçar, enquanto nas sociedades de controle nunca se
termina nada. E aí o “marketing” é o principal instrumento de controle social. As
estratégias sobre o corpo necessitam de constantes mudanças, o “produto” precisa
ser alterado, mais do que a fisiologia possa recomendar.
Um segundo aspecto abordado refere-se às condições socioeconômicas e
suas relações com a saúde. Hoje já se sabe que grupos sociais com baixos níveis
socioeconômicos ficam mais vulneráveis às doenças, e, é importante ressaltar, não
somente àquelas consideradas infecto-contagiosas, mas, também, nas chamadas
doenças crônicas. A atividade física, também, sofre influências deste aspecto. Como,
então, a educação física pode se preocupar com políticas públicas de saúde desconsiderando
tal questão? Outro problema pode ser observado na pregação da
atividade física como fonte de “saúde”. Ora, o entendimento do que é saúde tem
Rev. Bras. Cienc. Esporte, v. 22, n. 2, p. 23-39, jan. 2001
sido por demais reduzido entre os profissionais de educação física. Um modelo
norte-americano vem sendo importado, através da literatura, como referência da
questão. Porém esquecem, ou não querem reconhecer, que, enquanto o Canadá
aparece como o primeiro país em desenvolvimento humano e os Estados Unidos
em quarto, o Brasil apresenta-se no sexagésimo segundo (PNUD, 1998). Compreender
o processo saúde-doença requer, então, maior complexidade nas análises.
O terceiro ponto faz referência às questões epistemológicas. Os estudos da
complexidade, teoria do caos ou ciência pós-normal, ou mesmo, do princípio da
indeterminação de Heisenberg poderiam e deveriam ser considerados quando se
examina as questões anteriores. Ist